Cachaça de qualidade!

A cachaça deve seguir um rigoroso e especial processo de análise, é fundamental decifrar as evidências deixadas por uma cachaça de qualidade e por uma cachaça de má qualidade.

 

A oleosidade da cachaça é examinada virando e girando o copo para levar o líquido até as suas bordas e assim verificar se aparece uma película oleosa em torno das paredes internas, que escorre lentamente formando ondulações e lembram gotas de “lágrimas”.  Essa oleosidade e baixa velocidade é indicação de qualidade.

A cor da cachaça é outro aspecto muito importante a ser observado. As cachaças de qualidade são transparentes e brilhantes. A presença de ciscos - substâncias decantadas no fundo da garrafa ou insetos é mau sinal. A higiene em todo o processo é determinante na qualidade final do produto. Quando envelhecidas em tonel de madeira podem ser amarelas ou rosadas. Cachaças turvas demonstram defeitos de fabricação, sinal de má qualidade.

O aroma da cachaça não pode agredir o olfato. Bebidas que exalam cheiro desagradável ou que o odor chega a irritar os olhos podem ser associadas principalmente à falta de higiene em sua fabricação. Uma boa cachaça apresenta aroma frutado e adocicado.

O gosto, a verdadeira cachaça artesanal é agradável ao paladar. Sua acidez é comprovada nas laterais da língua e o paladar adocicado na ponta da língua. No céu da boca pode-se identificar a presença excessiva de cobre. A cachaça deve ser colocada e mantida na boca por alguns segundos. Não deve apresentar gosto de álcool e, acima de tudo, não deve dar vontade do degustador cuspir, ato muito comum quando se ingere bebidas de má qualidade. Ao ser engolida a cachaça deve descer bem, ou “redonda” como dizem os adeptos da bebida, sem “queimar”.

Dentro da garrafa:

A formação de espuma na parte de cima, quando sacudida vigorosamente, é também um bom método para avaliar a cachaça ainda dentro da garrafa. Essa espuma deverá se desfazer com uma certa rapidez, dando lugar a um "rosário" de contas graúdas, que desaparece em pouco mais de 10 segundos. No restante da bebida também forma-se pequenas bolhas, em grande quantidade, desaparecendo nesse mesmo tempo, indicando boa graduação alcoólica e boa destilação.

Como não é possível saber todos os detalhes da produção, usamos nossos sentidos para avaliar se a aparência, odor e sabor harmonizam entre si.

Agora que você já sabe escolher uma cachaça de qualidade, experimente as nossas cachaças e dê a sua nota!

Mônica Otoni Miranda

Cachaça Sombra do Ipê e Córrego do Ouro