Prato principal: Feijoada

Ingredientes
Feijão:
500 g de feijão preto
2 linguiças calabresas (cortadas em cubos)
3 gomos de paio
500 g de carne-seca
500 g de costela salgada
500 g de lombo suíno salgado
1 cebola grande
3 dentes de alho
Pimenta-do-reino
Coentro (picado)
Salsa
Cheiro-verde
alecrim
1 saco de farofa temperada

Farofa:
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 cebola média
1 cenoura ralada
1 pitada de sal

Couve:
1 maço de couve
4 dentes de alho
Azeite extravirgem

Preparo
Feijão:
Deixe o feijão de molho por, pelo menos, uma hora. Ferva a costela, a carne-seca e o lombo duas vezes, para dessalgá-los. Na panela de pressão, coloque a cebola, o paio e a linguiça calabresa, para que a cebola doure com o óleo liberado por eles. Depois de fervidas, acrescente as carnes salgadas. Acrescente o alho e refogue tudo até que as carnes ganhem mais cor. Inclua o feijão lavado e uma pitada de pimenta-do-reino.
Encher a panela com água até cobrir o conteúdo, colocar uma pitada de alecrim, fechar a tampa e deixar na pressão por 25 minutos.
Quando o feijão estiver cozido  acrescente à panela salsa, cheiro-verde, coentro e o tempero de feijão em pó. Caso precise, o que quase nunca acontece, corrija o sal acrescentando a quantidade que achar necessária. Enquanto o feijão estiver na pressão,poder ir  preparando a farofa e a couve.

Farofa:
Para a farofa, derreta as colheres de manteiga numa panela para dourar as cebolas e acrescente a cenoura ralada. Quando ambas estiverem coradas e a manteiga começar a soltar da cenoura, agregue farinha aos poucos, até atingir o ponto desejado. Por último, acrescente o sal.

Couve:
A couve tem que estar fresca e, de preferência, deve ser comprada inteira. Por isso, evite as couves já raladas. Lave as folhas e corte-as em tiras bem finas. Em uma frigideira espaçosa, refogue o alho no azeite.
Em seguida, jogue a couve desfiada. Acrescente o sal e mexa por alguns minutos, até que ela perca o volume e esteja cozida.

Pode servir com laranja, e molho de pimenta.

Harmoniza com cachaça envelhecida, aromática e de corpo leve. Temperatura ambiente.

Mônica Otoni Miranda

Cachaça Sombra do Ipê e Córrego do Ouro